Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de junho de 2009

Festejando com Arte



Festejando com arte


Objetivo:

Valorizar as diferentes manifestações artísticas como meio de acesso e compreensão das diversas culturas.


Introdução

"O ato de dançar e cantar está associado a alegria, festa, ritual, homenagem, comemoração, agradecimento. Dançando e cantando, o ser humano expressa suas emoções e ansiedades.As festas com músicas e danças nos elevam e emocionam desde a Antigüidade. […]


Com o passar do tempo, os rituais antigos foram sendo transmitidos de geração parageração, de país para outro. E foi assim que as festas populares africanas e européias chegaram ao Brasil e se misturaram aos costumes indígenas. De tão populares, tornaram-se tradicionais e começaram a fazer parte do nosso folclore."
(Festas e tradições. São Paulo: Moderna, 2001)


Festejar é bom e todo mundo gosta, mas a forma como são desenvolvidos os festejos nem sempre contribui para a formação de alunos conhecedores de arte.


Para tal, faz-se necessário que as festas sejam preparadas de forma a considerar a construção desse conhecimento, por meio de atividades que tragam para a sala de aula questões sobre arte.


Além de recortar, colar e pintar, o professor poderá explorar idéias, experimentar materiais, atribuir significados a cada cor, gesto, som e movimento trabalhados na preparação dessas festas.


Descrição da atividade


O que proponho nesta atividade (apresentada em duas partes) é que você e seus alunos interajam com obras de arte, apreciando, conhecendo e principalmente exercitando o seu pensamento e fazer artístico.


1ª parte da atividade

Divida a turma em grupos de 4 alunos.Inicialmente, proponha-lhes que realizem um levantamento a partir das seguintes questões:


- Quais festas populares e religiosas vocês conhecem?

- Vocês sabem o significado de cada uma dessas comemorações?Cada grupo deverá registrar por escrito suas respostas em painéis (com letras bem legíveis) afixados no mural da sala de aula.


Juntos, observem os painéis para verificar quais são as festas mais citadas.Registrem essa informação.


2ª parte da atividade


Prosseguindo a atividade… o professor e seus alunos, pesquisarão obras de pintores conhecidos que tenham como tema as festas mais citadas na etapa acima.

Os alunos deverão observar atentamente as obras apresentadas e refletir sobre as questões abaixo sugeridas:

- O que as imagens sugerem ou lhe fazem lembrar?

- Quais objetos que trazem essa lembrança?

- Quais objetos se repetem nas obras?- O que está em destaque no primeiro plano, no centro, no fundo e no céu (se houver)?

- O tema das obras faz com que você se lembre de alguma música? Qual?

- As cores nessas obras são importantes?

- Onde elas se repetem?

- Qual delas você mais gostou? Por quê?


Registrem todas as respostas, tanto das questões acima quanto das de outras sugeridas por você, professor, e/ou seus alunos.


Sugestão


Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Picasso e Cèzanne foram alguns dos artistas que utilizaram esse tema para criar suas obras.

Habilidades/atitudes trabalhadas:

- atenção ao direito de liberdade de expressão e preservação da própria cultura;

- observação das características presentes em objetos de estudo e identificação das informações contidas nesses objetos;

- descrição dos elementos expressivos da linguagem visual (planos, cores, assunto);

- posicionamentos pessoais em relação a artistas, obras e meios de divulgação das artes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.