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segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aula com Trilha Sonora


- Para a próxima aula precisarei que vocês (os alunos) tragam músicas que, em suas opiniões, consigam expressar a idéia de modernidade. O conceito pode estar sendo diretamente trabalhado na letra da música ou ainda, pode aparecer nas atitudes assumidas pelo compositor. Uma outra alternativa é perceber a modernidade na sonoridade da música ou na atualidade e polêmica do tema trabalhado na letra. Não se esqueçam que vocês têm que trazer um CD com a música escolhida para que possamos apresentá-la para os colegas!

Já havíamos trabalhado com a palavra modernidade em sala de aula sob dois diferentes pontos de vista:- primeiramente aquele relacionado ao sentido do termo, de acordo com a utilização corriqueira e com a definição dada nos principais dicionários escolares; num segundo momento, havíamos visto o que significava a modernidade na história, examinando a transição da Idade Média para a Idade Moderna e todo o encaminhamento para que essa transformação ocorresse, desde as Cruzadas até a Reforma Protestante, passando pelos Renascimentos Comercial e Urbano e desembocando no Renascimento Cultural.

Além disso, tínhamos discutido o termo a partir de frases cunhadas por Rabelais, Caetano Veloso e outros pensadores ou artistas.

Quando foram pedidas as músicas, várias dúvidas brotaram da cabeça dos alunos. A primeira referia-se ao prazo para fazer esse levantamento. Disse-lhes que isso deveria ser feito em uma semana. Alguns ficaram verdadeiramente apavorados. Muitos começaram a dizer, quase que automaticamente, que desconheciam músicas que tratavam do tema.

Conversando um pouco mais com eles, lhes assegurei que a princípio eles poderiam não se lembrar, mas que o contato com suas coleções de CDs ou pesquisas via internet poderiam facilitar a busca. Outra alternativa interessante seria conversar com parentes ou amigos que gostassem ou conhecessem um pouco de música.

Não defini se as músicas teriam que ser em português ou outra língua qualquer, deixei a possibilidade em aberto, para que eles tivessem total liberdade de optar por músicos e compositores de diferentes origens. Além disso, queria ver o que eles estavam escutando, que gêneros musicais prevaleciam entre suas preferências...

Durante os dias que se seguiram ainda nos encontramos algumas vezes no corredor da escola, os alunos do 2° ano do Ensino Médio continuavam um pouco aflitos e diziam não ter encontrado as músicas, temiam não conseguir resolver a questão proposta até a aula em que teriam que revelar suas músicas escolhidas.

Uma semana depois...

Assim que entrei na sala de aula alguns alunos já queriam entregar o trabalho realizado. Expliquei que eles deveriam falar sobre suas escolhas e, que escutaríamos todas as músicas escolhidas no CD player da escola.

Em clima totalmente informal fomos escutando as músicas, uma a uma e, abríamos espaço para que cada um dos alunos falasse brevemente sobre sua escolha. Tivemos escolhas muito interessantes, sendo que de todas elas (aproximadamente 20), apenas uma ou duas eram músicas estrangeiras.
O rock nacional prevaleceu, ao lado da MPB, como o gênero musical destacado para aprofundar o conceito de modernidade. Tivemos entre os músicos escolhidos desde Raul Seixas até Marisa Monte, passando pela Legião Urbana, pelos Titãs, por Lulu Santos e chegando mesmo a Zé Ramalho. Também colaborei com a seleção de músicas e levei um CD do Caetano Veloso, que tinha a música "É proibido proibir".

Entre as músicas selecionadas tivemos: Televisão (Titãs), Geração Coca-Cola (Legião), Diariamente (Marisa Monte), Tempos Modernos (Lulu Santos), Admirável Gado Novo (Zé Ramalho), Admirável Chip Novo (Pitty),...

Os alunos encontraram alguma dificuldade em explicar exatamente porque tinham selecionado tais músicas. Suas explicações foram um tanto quanto genéricas, sem conseguir explicitar exatamente a relação entre suas músicas e o conceito de modernidade.

Para que isso ficasse mais fácil foi necessário um empurrãozinho por parte do professor, que lhes dizia, a cada momento, que a modernidade poderia ser percebida na letra, na contestação da música, no ritmo ou que, eventualmente, ela poderia parecer moderna e não ser.

Ao final, listamos todas as músicas. Rediscutimos o conceito de modernidade e estipulamos que os alunos deveriam, com base nas definições firmadas nas atividades anteriores, escolher 5 entre as vinte músicas apresentadas na aula, obter suas letras e esclarecer, por escrito, por que motivos essas músicas poderiam ser realmente consideradas modernas.

Para que a atividade ficasse completa, eles deveriam trocar idéias com os alunos que haviam escolhido as cinco músicas selecionadas. No próximo encontro eles deveriam me entregar suas conclusões. Estava firmada a nossa aula com trilha sonora! Agora só falta gravar o CD "Modernidade".

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