Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2009

Arte Fractal



Arte Fractal


'Arte fractal é a criada utilizando-se funções matemáticas chamadas fractais e transformando os resultados dos cálculos em imagens, animações, música ou outro tipo de mídia. Imagens fractais são os gráficos resultante dos cálculos, e animações são seqüências desses gráficos. Música fractal transforma os resultados do cálculo em sons. Geralmente, mas não exclusivamente, utilizam-se computadores para processá-los, devido à complexidade da matemática envolvida.
Classificação
Existem quatro categorias relevantes de arte fractal, divisão baseada no tipo de matemática envolvida no processo, onde o nome normalmente aparece associado ao do
matemático que a desenvolveu:


Aquela onde cada ponto do gráfico pode ser determinado pela aplicação interativa de uma função simples (Exemplos são o conjunto de Mandelbrot, o fractal de Lyapunov e o fractal do navio queimando);
Aquela onde existe uma regra de substituição geométrica (Exemplos incluem a poeira de
Cantor, o triângulo de Sierpinski, a esponja de Menger e o floco de neve de Koch);
Aquela criada com sistemas fractais interativos (Exemplo, as chamas fractais);
Aquela gerada por processos com razão aleatória, em vez de processos deterministas (Como as paisagens fractais)
Fractais dos quatro tipos tem sido utilizados como base de arte e animação
digital. Começando com detalhes bidimensionais, os fractais encontram aplicações artísticas variadas, como gerar texturas, simulação de vegetação e confecção de paisagens. Podem então evoluir para representações tridimensionais complexas. Na música, sons baseados em fractais são surpreendentemente realistas e parecem mais capazes de produzir sons parecidos com os naturais que outros processos artificiais.
Paleta de curvas
Sendo um tipo de arte que usa basicamente o computador como suporte primário, não e de admirar que a
Internet seja o maior repositório deste tipo de arte. São particularmente interessantes também as relações entre fractais e a chamada seqüência de Fibonacci e a proporção áurea (Φ), tão cara aos artistas da Antiguidade clássica e do Renascimento. Com fractais aplicados ao conhecimento do funcionamento do universo, calculados com potentes computadores, podemos não só simular o nascimento de mundos e o crescimento celular do DNA, mas pode o artista usar sua sensibilidade para selecionar nessa nova paleta eletrônica, as imagens ou sons que deseja para representar sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.