Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de março de 2009




Gosto não se discute! Então, adivinhe…

Objetivo:Identificar os vários estilos musicais.


Introdução:


Ao longo da história, a música foi se modificando de acordo com os costumes e os pensamentos de determinadas épocas e locais, envolvendo a maneira de tocar os instrumentos, de cantar, de organizar sons, de definir notas e de combinar seus elementos e recursos expressivos.

A partir do século XX, experiências radicais e surpreendentes contribuíram para uma série de modificações alterando totalmente os rumos da história da música. A busca por novos sons levou muitos compositores a incorporar em suas composições vários objetos sonoros, aproveitando as mais diversas possibilidades de sons por eles produzidos.
Sendo assim, elaborei esta atividade na intenção de auxiliar seus alunos a conhecer melhor as composições, os elementos musicais, os gêneros a que pertencem, as diferentes épocas e locais, pois o prazer de ouvir e apreciar música exige certos conhecimentos.


Desenvolvimento da atividade:


Professor, que tal criar um jogo de adivinhações em sua sala de aula?

Reserve um espaço no mural da sala e nele coloque, a cada dia, uma característica de um estilo musical. Ao lado do espaço para as dicas, o professor fixará um envelope grande, onde os alunos, individualmente, deverão depositar a resposta juntamente com o seu nome. No total serão cinco dicas (referentes a cada um dos dias da semana, de segunda a sexta) para um mesmo estilo. A resposta e a lista com os nomes dos alunos que acertaram deverão ser colocadas no mural, na semana seguinte. Esta atividade poderá ser realizada por apenas uma semana, ou seja, para um único estilo musical, ou por tantas semanas quanto forem os estilos musicais escolhidos, ou mesmo utilizar uma dica para cada aula de Arte.

Complementando… você poderá dividir a turma em pequenos grupos que farão uma pesquisa a fim de escolherem pelo menos uma música para cada um dos estilos citados na atividade, que serão afixadas também no mural, para melhor compreendê-los e identificá-los.


Habilidades/atitudes trabalhadas:


- investigação/ observação (aluno pesquisador)

- linguagem verbal escrita (compreensão e registro por escrito das informações obtidas na pesquisa)

- expressar soluções plausíveis
- identificar sons, ritmos e melodias


Não esqueça de nos contar o que achou da atividade.

Sua opinião é muito importante !






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.