Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de abril de 2009

A magia das cores


A magia das cores

Objetivo:Trabalhar a emoção que as cores representam


Introdução:

"... procuro com o vermelho e verde exprimir as mais terríveis paixões humanas."(Van Gogh, trecho da carta a Theo, apud Cavalcanti: 1975)


Material a ser utilizado:
· papel para desenho (A4 ou A3)
· guache, pincéis ou giz de cera


Desenvolvimento da atividade:


Visitando o Museu de Vincent Van Gogh( virtual) e pesquisando um pouco mais sobre sua vida e obra, torna-se possível identificarmos as características do artista e como elas se apresentam em suas telas. Explorando os sentimentos do artista através da manipulação das cores, notamos que a princípio apaixonou-se pelas tonalidades sombrias e por fim descobriu-se em um mundo subjetivamente colorido.
Sendo assim, na atividade "A magia das cores", numa primeira etapa, os alunos observando obras de artistas favoritos deverão associar as palavras que exprimem sentimentos e sensações, tais como tristeza, alegria, paixão, sofrimento, dúvida, medo, tranqüilidade, etc, às cores utilizadas nessas pinturas, tentando interpretá-las, identificando assim as características principais de cada artista.


Já na segunda etapa, o professor proporá a seus alunos que se dividam em grupos e que cada grupo escolha uma pintura. Em seguida, o professor poderá induzi-los a observar e analisar as obras quanto ao traçado (textura, linhas), cores (cores sombrias, cores quentes, cores frias), desenho (anatômico, figurativo), volume (perspectiva) e expressão (deformação). Após essa reflexão, a fim de causar uma interferência nas obras analisadas, os alunos farão uma composição em que empregarão os mesmos elementos expressivos que o artista utilizou nessa fase, mas alterarão seu significado ao modificar as cores utilizadas pelo artista, fazendo assim uma releitura dessas obras a partir dos sentimentos e emoções empregados por cada um dos alunos que participaram dessa interferência.


Ao término da atividade a turma poderá organizar uma sensacional exposição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.