Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de abril de 2009


"Musicando imagens"


Objetivo:Musicar a imagem dos quadros selecionados, associando sons às cores apresentadas nele.



Introdução:"O vermelho vivo atrai e irrita o olhar, como chama que o homem contempla irresistivelmente.O amarelo limão berrante, depois de um certo tempo, fere o olho, como o som agudo de um clarim perfura os tímpanos.O olho pisca, não consegue suportar e vai mergulhar nas calmas profundezas do azul ou verde do mar."
Wassily Kandinsky (pioneiro da pintura abstrata)



Através da pintura o homem transformou os elementos da natureza em formas e cores e através da música desenvolveu a arte de combinar os sons e o silêncio.
Sendo assim, na atividade "Musicando imagens", os alunos deverão, em grupos de aproximadamente cinco colegas em cada, escolherem juntos a obra que será por eles musicada.


Material a ser utilizado:
· quadros
· instrumentos musicais



Descrição da atividade:


Após cada grupo selecionar o seu quadro, deverão associar sons às cores apresentadas nele. Para tal, poderão improvisar instrumentos que produzam esses sons, como latinhas de refrigerantes com arroz dentro, canudos de papel higiênico com pauzinho de churrasco e outros, ou então poderão aproveitar os próprios instrumentos da bandinha rítmica da escola.Dê como sugestão aos alunos que eles relacionem os sons agudos e graves produzidos pelos instrumentos apresentados com as cores identificadas nas obras (quadros) escolhidas. Peça que ensaiem por um tempo pré-determinado e depois que se apresentem grupo a grupo.



SUGESTÃO :
Numa apresentação final, poderiam dispor os quadros lado a lado, em um semicírculo, numa ordem escolhida por todos. Os alunos formariam uma orquestra, onde todos estariam sentados juntos, mas de forma organizada, em seus grupos.Ao seu comando e seguindo a ordem dos quadros começariam a tocar, produzindo, com certeza, uma bela composição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.