Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Cenário e Roteiro


Cenário e roteiro

Bloco de Conteúdo
Arte

Conteúdo
Objetivos
Aproximar as crianças do teatro por meio da criação de cenários. Mostrar que no teatro os objetos podem ter diversas funções. Possibilitar a improvisação de uma história com base num cenário. Fazer o aluno compartilhar suas criações com os outros. Conteúdos Expressão corporal e oral. Apreciação teatral.

Anos
1º e 2º.

Tempo estimado
Oito aulas.

Material necessário
Jornais, revistas, muitos tipos de papel, barbante, pequenos móveis, espelhos, tecidos coloridos, lençóis, cobertores, guarda-chuvas etc.

Desenvolvimento

1ª ETAPA
Apresente à turma diferentes materiais para a construção de cenários. Explique que eles podem transformá-los livremente, inventando novas funções para cada um. Uma mesa com um pano por cima, por exemplo, pode virar uma caverna. A idéia é fazê-los visualizar as possibilidades que os objetos adquirem em cena.
2ª ETAPA
O momento, agora, é de direcionar um pouco mais a criação. Divida a turma em grupos. Peça que cada um deles monte, com os materiais disponíveis, uma casa, um rio, um barco, uma floresta e um túnel. Ao final, proponha que os alunos registrem com desenhos os ambientes criados.

3ª ETAPA
Peça que cada grupo escolha os objetos cênicos que gostaria de manter. Baseando-se neles, oriente a classe a criar personagens que possam surgir desse espaço: animais, humanos ou seres fantásticos. Debata as sugestões com o grupo com o objetivo de imaginar de que forma os personagens interagem com o cenário. Ao fim da atividade, proponha um registro por escrito das características dos personagens.

4ª ETAPA
Use o registro dos personagens como ponto de partida para a turma construir um roteiro simples. Em cada grupo, conduza a criação de uma história com acontecimentos criados pelas crianças, solicitando que a anotem por escrito. Sempre que possível, chame a atenção para a possibilidade de inserir os elementos do espaço cênico.
Avaliação
Apoiado nos registros dos alunos e na participação de cada um nas atividades, verifique como cada grupo resolveu os desafios propostos. Além de atentar para a compreensão dos elementos teatrais (cenário, personagens, roteiro etc.), avalie se durante todas as etapas do processo de criação houve respeito às sugestões e às críticas dos colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.