Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Curso de Especialização em Arte- Educação




LINGUAGENS DA ARTE


Curso de especialização em arte-educação


coordenação: Marcos Garcia Neiravice-coordenação: Sônia Maria Vanzela Castellar

objetivos

A proposta do curso é formar educadores nas linguagens diversas da arte: Arte Visuais, Dança, Música e Teatro, visando a atualização nos paradigmas contemporâneos da arte e da educação, para orientar suas práticas e reflexões, tanto nos espaços de educação escolar, como nos de instituições culturais e ONGs que trabalham nessa perspectiva.

Atualmente, Arte é disciplina obrigatória na escola e, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, é desejável que se forme o aluno, ao longo de sua escolaridade, nesses quatro domínios (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro).

Assim, o curso tem como orientação geral a abordagem da arte como objeto social e histórico, o domínio de orientações didáticas da área e conhecimento sobre as relações entre aprendizagem e desenvolvimento nas linguagens artísticas, saberes indispensáveis ao educador para sua atuação profissional em Arte.


docentes

USPÂngela Maria Rocha (FAU·USP) História da Arte A experiência do artistaCláudio Mubarac (ECA·USP) Uma visão do desenhoIngrid Dormien Koudela (ECA·USP) TeatroLuciano Migliaccio (FAU·USP) As linguagens das artes figurativasMarcos Garcia Neira (FE·USP) O corpo do corpo docentePedro Paulo Salles (ECA·USP) Música e sentido: as bases vivas da educação musicalRosa Iavelberg (FE·USP) Fundamentos do ensino da arte Coordenação da orientação da monografiaSonia Maria Vanzela Castellar (FE·USP) Ação Interdisciplinar no espaço público
especialistas externosDenise Grinspum Apreciação de obras de arte: referências para mediações educativasDirce Helena Carvalho Práticas teatrais no ensino de arte-educaçãoElisabeth Bueno de Camargo Educação musical significativa: o aprendizado pela manipulação e utilização da linguagem musical na simulação de um contexto realInês Bogea DançaJoão Bandeira Poesia e VisualidadeLaura Vinci Seis encontros com arte contemporâneaMaria de Fátima Junqueira Pereira Artes visuaisUxa Xavier Criação em dança contemporânea


início1 de agosto de 2009 [360 horas-aula + 40 horas de atividades programadas, total de 400 horas-aula]

término: 11 de dezembro de 2010
horário sábados 9h às 17h
local Centro Universitário Maria Antonia · USPRua Maria Antonia, 294Vila Buarque, São Paulo, SP, 01222-010
informações11 3255-7182 – ramal 46 – educama@usp.br
público alvoprofessores da rede pública ou privada e educadores de museus, instituições culturais e ONGs


pré-requisitos- possuir graduação completa em qualquer área- aprovação na prova de seleção que será aplicada a todos os inscritos


inscrições

4 de maio a 25 de junho de 2009no local – 3° andar – setor educativosegunda a sexta das 10h às 18h


procedimentos para inscrição

os interessados deverão encaminhar até dia 25 de junho:- ficha de inscrição preenchida;-->- curriculum vitæ resumido;- comprovante de depósito (no valor de R$ 40,00 referente à prova de seleção) devidamente identificado com o nome do depositante.


prova de seleção

28 de junho de 2009 (domingo), das 10h30 às 13h30no localObs: no dia da prova o candidato deverá apresentar documento de identidade e a inscrição deverá ter sido efetivada.
depósito bancário para prova de seleçãoAssociação de Amigos do Centro Universitário Maria Antoniadepósito identificado no valor de R$40,00

SantanderAgência: 0658

Conta Corrente: 13.006648-3CNPJ: 04.210.836/0001-71
valor integral- 15 parcelas de R$ 440,00 (R$ 6.600,00)descontos- 20% para professores 15 parcelas de R$ 352,00 (R$ 5.280,00)- 40% para aposentados e pessoas da 3ª idade 15 parcelas de R$ 264,00 (R$ 3.960,00)

bolsasatribuídas por ordem de classificação na prova de seleção:- uma para discente USP com graduação completa;- uma para docente USP; - uma para funcionário USP; - uma para 3ª idade ou aposentado;- duas para a comunidade.
referências bibliográficas para prova de seleção

ARSLAN, Luciana Mourão e IAVELBERG, Rosa. Ensino de Arte. São Paulo : Thomson Learning, 2006.

BARBOSA, Ana Mae. Arte Educação Contemporânea – consonâncias internacionais. São Paulo : Cortez, 2006.

Parâmetros curriculares nacionais: arte (1º e 2º ciclos) / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.Parâmetros curriculares nacionais: arte (3º e 4º ciclos) / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1998.

FERRAZ, Maria Heloísa C. T.; FUSARI, Maria F. R. Arte na educação escolar. São Paulo : Cortez, 1992.

HERNÁNDEZ, F. e VENTURA, M. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho - O Conhecimento é um Caleidoscópio. Porto Alegre : ARTMED, 1998.

IAVELBERG, R. Para gostar de aprender arte: sala de aula e formação de professores. Porto Alegre : ARTMED, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.