Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Como fazer uma animação com bonecos!




Não é tão difícil fazer uma animação com bonecos e dá para ensinar aos seus alunos a partir de um passo a passo super simples e fácil que eu encontrei aqui pela internet onde explica para crianças como fazer uma animação com bonecos e curiosidades sobre como são feitos os filmes de animação com massa de modelar:

Conheça o passo a passo da animação com bonecos:

  • A primeira coisa a fazer é pensar na história e desenvolver um roteiro. Pode ser algo do tipo: "Um homem vai à padaria comprar pão, mas esquece o pão lá".
  • É feito o storyboard: quadrinhos com desenhos de cada cena, mostrando como será a ação do boneco e o enquadramento da câmera.
  • O modelista começa a construir os bonecos e cenários.
  • Com cenários e bonecos prontos, é hora de pensar na iluminação, como em uma filmagem convencional.
  • Começa a animação. São feitas 24 fotos para cada segundo de filme, que ao serem projetadas na seqüência, criam a sensação de movimento. Dependendo da ação, é possível reduzir esse número para 12 fotos, que são duplicadas na hora da edição.
  • Com tudo gravado, é feita a edição de som e de vídeo e a finalização, como em qualquer animação.



  • Saiba como são feitos os filmes com bonecos de massinha:

    Todo mundo já brincou de massinha um dia. É gostoso fazer bonecos, bichos e objetos. Mais gostoso ainda é ver eles criarem vida. Como? Basta tirar uma série de fotos e exibi-las em seqüência.

    Na verdade, essa é uma simplificação do processo. Fazer filmes com bonecos de massinha é um verdadeiro desafio. "É preciso ter muita paciência e dedicação", diz César Cabral, animador da Coala Filmes. Para filmar um segundo de animação é preciso um dia inteiro de trabalho.

    Por dentro da coisa

    Um filme é feito de fotos tiradas na seqüência e exibidas rapidamente, criando a impressão de movimento. Para que este movimento seja contínuo e "sem pulos", é preciso fazer 24 fotos (quadros) para cada segundo de filme.

    Na animação de massinha, cada quadro engloba vários movimentos: um boneco mexe o braço, uma nuvem se move ao fundo e o vento balança as folhas de uma árvore, por exemplo. É preciso fazer cada um desses movimentos milimetricamente, ajeitando o cenário e a iluminação para que tudo saia perfeito em cada uma das 24 fotos.

    "No meu primeiro filme com bonecos, parecia que eu tinha gravado horas. Na hora de assistir, vi que só tinha dado pouco mais de um segundo. Foi uma decepção!" lembra-se César Cabral.

    De mentirinha?

    Além de muita paciência, a animação de massinha precisa de tudo que um filme normal tem: atores (bonecos), cenários, iluminação, figurino... Tudo isso tem de ser pensado como se fosse de verdade.

    A construção do boneco é trabalhosa. Na Coala Filmes, os "atores" são feitos pelo modelista Olyntho Tahara. "Antes de começar a construir o boneco, você precisa pensar no que ele vai fazer no filme: se ele pisca os olhos, corre, mexe os braços ou abre a boca", conta Olyntho. Um boneco que só aparece sentado, por exemplo, não precisa ter as pernas móveis, mas tem de mexer a cabeça, o pescoço e os braços com perfeição.

    Apesar de serem conhecidos como bonecos de massinha, eles são feitos de borracha! Geralmente, são utilizados dois materiais: a plastilina (massinha) e a borracha látex. "A plastilina é mais trabalhosa, porque precisa ser modelada antes de cada quadro e se deforma e se suja mais facilmente", explica Olyntho. "Por isso, usamos mais a borracha látex e deixamos a plastilina para áreas mais detalhadas, como o rosto", completa.

    Depois de construir tudo e animar os bonecos, o processo é o mesmo dos filmes convencionais: fazer trilha sonora e efeitos especiais, editar e finalizar a animação. Dá um trabalhão, mas vale a pena. Quem quiser tirar a prova pode assistir às animações preferidas do animador César Cabral: ''A fuga das galinhas" e "O Estranho Mundo de Jack".




    Faça você mesmo: seja animador:

    Se você tem uma câmera digital e um computador, pode fazer sua própria animação com bonecos tirando fotos e exibindo-as em seqüência.

    Você pode usar bonecos que já possui ou modelar seus atores com massinha. Depois, é só fazer o movimento que quiser e tirar fotos de cada etapa dele. Quanto mais fotos você tirar e quanto mais detalhado for o movimento (mexendo só um pouquinho de cada vez), melhor. Lembre-se: é preciso tirar pelo menos 24 fotos para cada segundo do filme.

    Quem pensa em levar a sério essa história precisa correr atrás de tudo sozinho. No Brasil, não existem cursos específicos sobre a técnica "stop motion", utilizada na animação com bonecos. "Mas é muito fácil conseguir informações na internet", diz César Cabral, da produtora Coala Filmes.

    César dá outras dicas: fazer cursos de outros estilos de animação é uma boa, para ficar craque no assunto. Também é importante aprender desenho e modelagem para saber criar os bonecos e o cenário. Cursos de cinema ajudam porque ensinam a fazer roteiro, iluminação, filmagem e edição, entre outras técnicas.

    E é preciso gostar muito do que faz. "Quando comecei meu primeiro filme, havia dez pessoas na equipe. No fim da produção, só restamos eu e o fotógrafo", lembra César Cabral




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.