Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O principal objetivo desta aula é produzir animações e estimular a imaginação
da criança por meio de um computador e massa modelar, onde os alunos poderão
produzir um vídeo e ser exibido ao ser finalizado.
Duração das atividades
4 aulas, aproximadamente 4 horas de
cada aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos devem estar no processo de alfabetização.
Estratégias e recursos da aula
AULA 1:
- Apresentar aos alunos o objetivo desse trabalho de massinha juntamente com a animação, e em seguida mostrar as seguintes imagens:
DISPONÍVEL NO LINK:http://transnet.ning.com/video/video/listForContributor?screenName=3eqqz9ipwa90z
E os vídeos disponíveis no youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=OgWINgV5D_M&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=sZb1K-sfB28&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=GbpFRGi1aSY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=6WSxi5ZmF70
2= Depois de apresentar as imagens e os vídeos e, principalmente, o objetivo do trabalho, que é fazer uma animação com a massinha, a professora deverá separar os alunos em grupo.
3= Após separar os alunos, cada grupo deverá fazer um roteiro que dará origem na animação, onde deverá estar inserido os personagens, a introdução, desenvolvimento e o final da história.
4= A professora poderá mostrar como modelo para o roteiro a história da Brande de Neve, disponível no link:
http://www.contandohistoria.com/branca_de_neve_hist%C3%B3ria.htm
AULA 2:
1= Depois de ter produzido o roteiro, a professora deverá entregar as massinhas de modelar, de preferência colorida, para cada grupo.
2= Cada grupo deverá modelar os personagens que estão inseridos dentro do seu roteiro
DISPONÍVEL NO LINK: http://mast-tics.blogspot.com/2011/07/dicionario-cibernetico-capitulo-2.html
3= Terminado de ter feito os personagens, a professora auxiliará na câmara para tirar foto de cada movimento do personagem, ou seja, o grupo ajudará em cada traço de movimento seguido do roteiro, e a professora irá tirar cada foto relacionado diretamente com os movimentos.
4= Após a professora ter terminado de tirar as fotos, ela mesma poderá transferir as fotos para o programa Movie Maker, ou seja, a professora irá juntar as fotos no programa que vai gerar um vídeo com os conjuntos das fotos do determinado grupo.
AULA 3
1= A professora irá exibir os vídeos produzidos para a turma2= Ao longo da demonstração dos vídeos, cada grupo terá o direito de explicar o porquê escolheu o tema, se acharam difícil produzir uma animação de massinha, e os outros grupos, caso queiram, poderão perguntar ou até mesmo elogiar o trabalho do outro grupo.
3= Depois de ter terminado as exibições, cada aluno deverá descrever como foi a experiência de relacionar a arte com o vídeo.
Recursos Complementares
Um link falando do programa Movie Maker :
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/moviemaker.mspx
básica Introdução ao Windows Movie Maker
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Getting-started-with-Windows-Movie-Maker
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/moviemaker.mspx
básica Introdução ao Windows Movie Maker
http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/Getting-started-with-Windows-Movie-Maker
Avaliação
- Observar se os alunos tem alguma dificuldade na elaboração dos roteiros.
- Verificar a participação de cada aluno inserido no grupo.
- Tentar identificar os interesses de cada um para a produção da animação, onde estará incluído a cooperação e o diálogo.
- Perceber, por meio do texto efetuado pelo aluno no final da exibição do filme, a concepção dele entre a arte coligado com a mídia
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